Lordelense de Lordelo Paredes

Terra de Progresso Falando de Lordelo assinale a sua presença quem somos e quantos somos.

domingo, janeiro 26, 2020

Treinador do Aliados de Lordelo


às janeiro 26, 2020 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, janeiro 24, 2020

Lordelo na Rota do Românico

....
Rota do Românico
Quer captar turistas asiáticos.
TURISMO - Municípios desenham estratégias para captar turistas de mercado internacionais emergentes fora da Europa, no caso, o asiático.
Há inúmeras oportunidades, mas também novos desafios.
Paredes tem quatro monumentos na Rota do Românico.
O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada vai acolher em Janeiro de 2020 a apresentação do Estudo  de Internacionalização da Rota do Românico para o Mercado Asiático.
O estudo pretende através da partilha de informação e aconselhamento prático  apoiar o desenvolvimento de um plano de acção focado na captação de turistas de países asiáticos em forte expansão - China, Coreia do Sul e Japão, bem como facilitar uma estratégia proativa para a integração da Rota do Românico em novas redes e projectos facilitadores dos processos de internacionalização capazes de potenciar a visibilidade o reconhecimento e a rentabilidade económica da Rota, pode ler-se no preâmbulo do estudo.
Para além de uma análise teórica sobre os diversos aspectos da internacionalização, o estudo analisa a Rotado Românico enquanto produto, marca e valor, entendidos como factores cruciais para a sua competitividade.
Efectua, igualmente, uma análise comparativa ( bem-chmarking) dos processos de internacionalização de três rotas internacionais.
  TRANSROMANICA - Rota da cerâmica e Rota de Cister, explicitando com base nessas experiências, alguns dos factores críticos para o sucesso da internacionalização da Rota do Românico para o mercado asiático.
No final o estudo aborda os principais indicadores macroeconómicos e sócio - demográficos da China, da Coreia do Sul e do Japão, os perfis dos seus viajantes, e propõe a título indicativo algumas acções de promoção potenciais linhas de financiamento e parcerias estratégicas a nível nacional e internacional.
O Estudo  de Internacionalização da Rota do Românico para o Mercado Asiático enquadra-se na operação Tâmega e Sousa Internacional, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Associação de Municípios do Vale do Sousa e Qualidade de Basto, e é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

ROMÂNICO
A Rota do Românico reúne, actualmente , 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega ( Paredes, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras e Resende ). No Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
VILA PAREDES na ROTA do ROMÂNTICO.
- Mosteiro de São Pedro de Cête.
  A Fundação do Mosteiro de São Pedro de Cête, que a tradição atribui ao nobre D. Gonçalo Oveques, remonta ao século X. Foi restaurado entre o final do século XIII e o princípio do século XIV, devido à iniciativa do abade D. Estevão Anes, como se pode constatar na inscrição em calcário que se encontra  do seu túmulo. Nessas obras foram apenas reaproveitadas , do antigo edifício, as primeiras fiadas dos muros da nave e o portal sul, voltado para o claustro.
A Igreja, apesar da reforma gótica, testemunha a longa aceitação no tempo das formas e do modo de construir românicos. A torre sineira abriga a capela funerária de D. Gonçalo Oveques, reformada, tal como a sala do capítulo e o claustro, no período Manuelino ( séculos XV-XVI). Em 1551, o Mosteiro deixou de pertencer à Ordem Beneditina, tendo sido anexado ao Colégio da Graça dos Eremitas de Santo Agostinho, de Coimbra. Destaque, no interior, para as imagens  de São Pedro, de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça, em pedra calcária.
... 
- Torre dos Alcoforados em Lordelo.
- Capela da Senhora da Piedade da Quintã em  Baltar.
- Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.
- Ermida da Nossa Senhora do Vale em Cête.

às janeiro 24, 2020 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, janeiro 17, 2020

Lordelo Novo Livro ( Emissor )


às janeiro 17, 2020 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

ADIL - Lordelo Paredes



















A ADIL é uma instituição particular de solidariedade social e cultural, desportiva, humanitária, sem fins lucrativos. Foi fundada em 12 de Julho de 1990 pelos senhores Albano Jesus Amaral, Francisco Ramos e José Meireles Fraga. Apesar de não ter sido membro fundador, foi também um grande obreiro e impulsionador desta Grande Obra o Sr. Padre Rui Manuel Pinheiro, tendo em 1997 sido Presidente da Direcção da Instituição, estando ainda hoje ligado à Instituição, celebrando a Eucaristia mensal e apoiando em todos os pedidos que vão sendo solicitados pelos utentes desta Instituição.
Tem a sua sede na Rua Albano Jesus Amaral, n.º 1, 4580 -797 Lordelo, PRD

ADIL – Ao serviço da comunidade

A Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo (ADIL) celebrou no passado dia 12 de Julho os seus 25 anos de existência. Do vasto e rico programa das comemorações constava um conjunto de actividades que envolveram a comunidade Lordelense, que participou nos eventos de uma forma numerosa e interessada.
A ADIL, para quem não conhece, é uma Instituição de solidariedade social (IPSS) que tem como valências lar, centro de dia, serviço domiciliário e creche, colmatando uma lacuna neste tipo de serviços que existia neste território, sendo um auxílio precioso aos utentes que deles usufruem.
A primeira homenagem foi prestada aos antigos presidentes, cinco no total, com a inauguração de uma galeria fotográfica, onde constam todos os presidentes e restantes elementos de cada direcção, perpetuando desta forma a memória de quem fundou, criou e desenvolveu uma Instituição que orgulha a Cidade de Lordelo.
Apesar de todos terem dado um contributo fundamental, é da mais elementar justiça destacar o Sr. Albano Amaral, que de uma forma empenhada, com a sua capacidade de trabalho, dedicação e realização, contribuiu para a grande obra que é hoje a ADIL, com a construção das actuais instalações, edificadas durante a sua presidência, e que muito justamente foram baptizadas com o seu nome, imortalizando um homem que deu muito de si, antes de pensar em si.
Foram também benzidas duas novas viaturas da ADIL, doadas por duas empresas de Lordelo, a Farmácia Nogueira e o Supermercado Euro-poupança. A Fundação e Cooperativa “A LORD” ofereceu material na área da saúde, também de valor avultado, ficando ainda prometida outra viatura que ainda não estava pronta para entrega, mas que será colocada ao serviço dos utentes brevemente, exemplos de grande humanismo e partilha.
A celebração englobou ainda uma missa campal, uma romagem ao cemitério para homenagem aos fundadores já falecidos, e várias actuacções artísticas, que envolveram a Creche, o Lar, a Fanfarra dos B.V. Lordelo, os bombos dos “pestinhas”, os cavaquinhos, e os Lordes, o que agradou às muitas centenas de pessoas que assistiram à sua actuação.
Note-se que todos colaboraram de forma graciosa, pelo que nunca será demais sublinhar a sua presença.

às janeiro 17, 2020 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Memórias Desportivas

Macau Bolinha Bolão

  • Lordelo durante anos
    Lordelo durante muitos e longos anos foi uma povoação predominantemente agrícola, sendo o linho o milho e o vinho os principais produtos exp...
  • Memórias Desportivas
    Macau Bolinha Bolão
  • Ciclistas Lordelenses
    O Ciclista Lordelense.Recordo efectuar em Lordelo,30/8/1980.1º. Grande Prémio Ribeiro da Silva.Palmarés:Em Portugal venceu duas voltas a Por...

Pesquisar este blog

  • Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Bessa Almeida
Ver meu perfil completo

O Meu Arquivo...

  • dezembro (2)
  • maio (15)
  • dezembro (1)
  • agosto (1)
  • janeiro (4)
  • fevereiro (2)

Marcadores

  • Após passar Paredes a Vila...
  • Ciclistas Lordelenses
  • Clinger de Lordelo-Metal.
  • Coisas Importantes a Saber
  • Colectividades em Lordelo
  • Começam a afluir a Lordelo
  • Contemporâneos Portugueses
  • Das oficinas ás fábricas ...
  • Descobre a Tua Terra
  • Dicionário Geográfico...
  • Lordelense
  • Lordelo durante anos
  • Lordelo não conservou ...
  • Lordelo Paredes
  • Madeiras estrangeiras...
  • Novo Posto GNR
  • Serragem de madeiras...
  • Trabalho a louvar...

Ligações

  • Macau Bessa Almeida
  • YouTube Bessa Almeida
  • Ipernity Bessa Almeida
  • Flickr Bessa Almeida

Contador

Denunciar abuso

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.